Ilhéus: Maré avança sobre a orla e donos de barracas acumulam prejuízos

93 views

ressaca

Estragos ocorreram durante a madrugada, mas a tarde deste sábado (7) também foi marcada pelas ondas assustando banhistas.

A maré subiu 2,30m na madrugada deste sábado (7), na orla de Ilhéus, região sul da Bahia, e com a força da água, cabanas de praia foram atingidas e ficaram parcialmente destruídas.

O dono de uma das cabanas, na Praia do Sul, recebeu ajuda de amigos pra fazer uma contenção de areia e evitar mais estragos. “Na realidade, isso aqui é uma contenção provisória. Só para aguentar a pancada de uma hora agora dessa maré”, contou o empresário Àthila Eiras.

Em outra cabana, a maré derrubou a área onde ficava o deck. As mesas de concreto ficaram destruídas e a Defesa Civil isolou a área. “Às 4h10 da manhã, que eu estava aqui presente, ela [maré] levou um deck que eu tinha aqui, junto com uma parte de alvenaria, e uma estrutura de piaçava”, relata Thiago Sena, dono da cabana, sobre os prejuízos.

Durante a tarde, a maré ainda estava forte, e empresários tentavam dar um jeito para evitar mais prejuízos. Às 16h, as ondas já batiam forte na contenção de areia improvisada. Alguns banhistas que estavam nas mesas tiveram que sair às pressas porque a maré chegou arrastando cadeiras.

O Centro de Hidrografia da Marinha de Ilhéus informou que não há aviso de ressaca para este fim de semana. No entanto, de acordo com o site da Marinha do Brasil, há previsão da maré subir 2,20 às 4h56 da madrugada de domingo (8). É quase a mesma altura registrada na mdarugada deste sábado e que provocou todo o estrago.

Outras cabanas da Praia do Sul também foram invadidas pela maré, na madrugada deste sábado. Em uma delas, a força da água arrastou mesas de concretou e cavou tanto que dava pra ver a base de cimento dos quiosques.

A maré também provocou estragos na Praia do Norte de Ilhéus. Parte do muro de uma casa que fica no Condomínio Joia do Atlântico desabou durante a madrugada. Ninguém se feriu.

 

Fonte: G1

Print Friendly