Mambaí alia natureza e aventura com turismo de base comunitária

288 views

montagem_mambai_go

Roteiro de ecoturismo com trilhas, cachoeiras, cânions, cavernas e atividades radicais desenvolve a economia de um paraíso chamado Mambaí, no interior de Goiás.

No Nordeste de Goiás, divisa com a Bahia e pertinho de Minas Gerais, um destino turístico, ainda desconhecido até da maioria dos goianos, desenvolve-se e distribui riqueza entre a população graças às belezas naturais e ao rígido controle de visitação dos atrativos. A natureza caprichou em diversidade e opções oferecidas aos turistas. Mambaí é guardião de alguns dos maiores tesouros naturais do estado.

São cachoeiras, lagos e cânions, além de um conjunto de cavernas. Todos os atrativos são cuidadosamente explorados pelos moradores, verdadeiros “fiscais’’ da Área de Proteção Ambiental Nascentes do Rio Vermelho. A região de Cerrado, tem o turismo de base comunitária como promessa de desenvolvimento aliado a outras atividades de menor impacto ambiental como a agricultura familiar e o extrativismo.

A cachoeira do Funil, a mais visitada de Mambaí e principal atrativo local, é fonte de renda para 17 famílias de um assentamento de reforma agrária. “É uma poupança para os assentados. Eles investem na agricultura família, gerando mais produção e riqueza para o município”, reconhece o secretário municipal de Turismo, Junior Queiroz.

Print Friendly