Mundo recebe 2019 com fogos de artifício

6081 views

2019

A Austrália, com um gigantesco espetáculo de fogos de artifício na baía de Sydney, foi um dos primeiros países a virar a página de um tumultuado 2018 e receber o novo ano cheio de incertezas.

Pouco depois, a China também entrou em 2019, enquanto a Europa ainda deve esperar algumas horas. Por ocasião de seu discurso de Ano Novo, o presidente chinês, Xi Jinping, prometeu continuar com as reformas e abrir seu país ainda mais ao resto do mundo: “o ritmo de nossas reformas continuará e a porta irá se abrir ainda mais”.

Para as comemorações, Sydney, a maior cidade da Austrália, se iluminou com o maior espetáculo de fogos de artifício já celebrado em sua emblemática baía.

Uma quantidade recorde de artefatos pirotécnicos, assim como de cores e efeitos inéditos, iluminou o céu durante 12 minutos diante de um milhão e meio de espectadores, com o famoso edifício de arquitetura futurista da ópera ao fundo.

Para celebrar o ano internacional das línguas indígenas, em 2019, a baía de Sydney foi palco de cerimônias em homenagem às culturas aborígenes, com a projeção de animações nos pilares da Sydney Harbour Bridge.

Os japoneses compareceram aos templos para chamar o novo ano, enquanto em Saitama, ao norte de Tóquio, o boxeador americano Floyd Mayweather venceu o jovem campeão japonês de kickboxing Tenshin Nasukawa em um aguardado combate-espetáculo.

Em Jacarta, mais de 500 casais disseram “sim, aceito” durante um enorme casamento coletivo. Na capital indonésia, como na província de Banten, recentemente atingida por um tsunami, as celebrações foram canceladas em respeito às vítimas.

Em Hong Kong, milhares de pessoas foram para o Victoria Harbour para assistir o show de fogos disparados de cinco balsas.

Em Dubai, os fogos de artifício iluminaram o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, enquanto outro emirado do Golfo, Ras Al-Khaimah, tentava o recorde de “espetáculo pirotécnico mais longo do mundo”.

Horas antes, em Auckland, capital econômica da Nova Zelândia, as 12 badaladas da meia-noite, anunciadas por uma contagem regressiva luminosa projetada na famosa Sky Tower, estiveram marcadas pelos fogos de artifício lançados da parte alta desta torre de televisão.

Print Friendly