Nadal vence Thiem e conquista seu 12º título de Roland Garros

2413 views

rafael

O espanhol Rafael Nadal confirmou neste domingo (9) seu reinado em Roland Garros conquistando um histórico 12° título em Paris, após uma final de quatro sets, vencendo o austríaco Dominic Thiem por 6-3, 5-7, 6-1 e 6-1.

Nadal, número 2 do mundo, aos 33 anos, mantém assim seu trono no saibro contra Thiem, que muitos consideram seu herdeiro nesse tipo de piso e que já havia sido vítima do espanhol na final do torneio parisiense do ano passado.

“Há relativamente pouco tempo eu não sabia se poderia estar competindo aqui. Este troféu significa muito para mim”, afirmou Nadal, se referindo a seus repetidos problemas físicos, após receber o troféu.

Os números da carreira de Nadal impressionam: é seu 82° título e o 18° em um Grand Slam, e com isso já está muito perto do recorde de 20 de Roger Federer.

Ninguém no tênis havia conseguido ganhar doze títulos em um mesmo Grand Slam, uma nova façanha de Nadal, que deixou para trás a igualdade de 11 a 11 que tinha com a lendária Margaret Court, que havia conseguido essa marca no Aberto da Austrália, seu país.

Em Roland Garros, Nadal já tem o dobro de títulos do segundo que mais vezes foi campeão do torneio masculino na ‘era Open’, o sueco Björn Borg, vencedor em seis ocasiões. Nos primeiros anos do torneio, o francês Max Decugis chegou a ganhar oito, entre 1903 e 1914.

Nadal não conquistava um torneio de Grand Slam desde seu 11° de Roland Garros há um ano. No Aberto da Austrália foi vice-campeão em janeiro, superado na final por Novak Djokovic.

Depois de um problema no joelho direito, em março, em Indian Wells, Nadal enfrentou com grandes dúvidas a temporada europeia no saibro.

Os alarmes dispararam quando sofreu uma série de três derrotas nas semifinais de três torneios seguidos (Montecarlo, Barcelona e Madri), na cidade catalã perdeu exatamente para Thiem, mas o título em Roma foi seu primeiro do ano e fez com que viajasse a Paris com a confiança necessária para enfrentar o desafio.

Thiem, que tem 25 anos, venceu o espanhol quatro vezes no saibro no ano passado, mas em Roland Garros tudo é diferente para Nadal, o derrotando nas quatro ocasiões em que se enfrentaram nesse torneio.

“Estou triste por perder, mas Rafa, você é um grande campeão, uma lenda. Doze vezes campeão aqui… Eu vou voltar aqui no ano que vem”, avisou o austríaco com um sorriso.

Print Friendly