MTur apresenta programas e projetos no 2º Fórum de Turismo de Itacaré

8679 views

forumitacare

Foco do evento é o aumento da competitividade do destino da Costa do Cacau, na Bahia, através do turismo de experiência.

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, apresentou, nesta terça-feira (18), durante o 2º Fórum de Turismo de Itacaré (BA), os programas e projetos do Ministério do Turismo e as principais ações desenvolvidas pela Pasta para impulsionar o turismo brasileiro. O evento reúne, até quinta-feira (20), cerca de 120 participantes entre prestadores de serviços, investidores e gestores públicos e privados da atividade turística na Costa do Cacau, no Sul da Bahia. O destino tem Ilhéus como cidade polo regional.

O secretário destacou, entre as prioridades para atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil, a liberação de vistos para países estratégicos e de baixo risco migratório como Estados Unidos Canadá, Austrália e Japão. Os primeiros visitantes beneficiados com a medida desembarcaram no aeroporto do Galeão nesta segunda-feira (17), quando a isenção de vistos entrou em vigor. Bob Santos também destacou a abertura total das companhias aéreas para o capital estrangeiros como forma de atrair mais investimentos para o mercado da aviação e competitividade para voos domésticos, ampliando a conectividade e as viagens internas.

“São reivindicações históricas do trade turístico que vão ampliar o fluxo internacional para o Brasil e movimentar o turismo interno, gerando mais empregos e renda para a população”, disse o secretário. Bob lembrou que é preciso estimular a promoção e tornar os destinos cada vez mais competitivos para atrair mais visitantes estrangeiros e brasileiros. A transformação da Embratur em agência, já aprovada pela Câmara dos Deputados, é outra medida adotada pelo Ministério do Turismo para facilitar a promoção dos destinos nacionais no exterior.

Bob Santos ressaltou, ainda, que o Ministério do Turismo está empenhado em reduzir o custo do turismo no Brasil e focado na remoção de gargalos como medidas facilitadoras para atração de recursos e investimentos para o setor de viagens. Ele também destacou que a parceria do MTur com outros ministérios, como Meio Ambiente e Cidadania, é fundamental para a implantação de novos programas e o melhor aproveitamento de destinos com sítios históricos ou que exploram atrativos naturais. Outra parceria estratégica é com os municípios que, através do Programa de Regionalização do Turismo, exploram a atividade turística de forma regional e descentralizada.

O evento tem como objetivo debater temas atuais e novas tendências do turismo relacionadas com as prioridades e vocações locais, promovendo a difusão de conhecimentos sobre melhores práticas em destinos turísticos. Segundo o secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Cesar Gonçalves de Oliveira, a programação inclui também a realização de visitas técnicas para conhecer a cidade que é um dos principais destinos de surf do Brasil.

Edição: Vanessa Sampaio

Print Friendly