Bolsonaro diz que Fórmula 1 está 99% garantida no Rio de Janeiro

1887 views

bolsonaro

Após reunião com o o governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e com o diretor executivo da Fórmula 1, Chase Carey, o presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista coletiva que a realização do GP Brasil de Fórmula 1 em 2021 está 99% certo de acontecer no Rio de Janeiro.

“Nós não perderemos a Fórmula 1. O contrato vence ano que vem com São Paulo e eles resolveram retornar a Fórmula 1 para o Rio de Janeiro. Obviamente, ou seria isso, ou a saída dela do Brasil. […] 99% de chance, ou mais, de termos a Fórmula 1 a partir de 2021 no Rio de Janeiro”, defendeu.

Logo após o discurso do presidente, Chase Carey não confirmou o acordo, e disse que as negociações com São Paulo continuam. “No momento, não estamos com nada fechado. Ainda estamos em negociação. Não queremos fechar qualquer possibilidade. As negociações estão em andamento”, comentou.

O encontro durou duas horas no Palácio do Planalto. A reunião, porém, foi uma surpresa para o governo de São Paulo, afinal Carey tinha uma reunião com o governador João Doria (PSDB) agendada para o mesmo horário do encontro com Bolsonaro. O compromisso com Doria ficou agendado para amanhã.

Rio de Janeiro e São Paulo travam uma forte batalha pela manutenção da categoria no país. A história da Fórmula 1 no Brasil começou em 1972, em Interlagos, onde se manteve até 1977. No ano seguinte, ocorreu pela primeira vez no extinto autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Em 1979 e 1980 voltou para a capital paulista, mas logo retornou ao Rio. As nove seguintes edições foram na “cidade maravilhosa”. Mas desde 1990, as provas seguem em São Paulo, com contrato até 2020.

Para receber o evento, seria construído um novo autódromo com o nome de Ayrton Senna, orçado em R$ 697 milhões, com recursos apenas da iniciativa privada. De fato, o apoio do Presidente da República favorece ao Rio.

Print Friendly