Anúncio de liberação de FGTS e PIS/Pasep fica para a semana que vem

3116 views

pis

Apenas algumas horas separaram a afirmação do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de que o anúncio da liberação para saque de contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS-Pasep seria feito na tarde desta quinta-feira (18) de um desmentido.

Bolsonaro confirmou a medida pela manhã mas, no início da tarde, em coletiva à imprensa, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que a proposta de Medida Provisória (MP) deve ser apresentada entre “quarta e quinta-feira da semana que vem”.

“Os técnicos estão fazendo ajustes, e tomamos a decisão de que, na semana próxima, vai ser feita a apresentação da Medida Provisória que trata da questão do FGTS e também do Pis/Pasep. Os dois serão apresentados conjuntamente, provavelmente, entre quarta e quinta da semana que vem, vai depender da agenda do presidente”, disse Onyx.

O ministro não antecipou nenhuma decisão tomada sobre a MP, mas garantiu que os saques ao FGTS não devem prejudicar as linhas de financiamento da casa própria e o programa Minha Casa Minha Vida, que são financiados por recursos do fundo.

Segundo fontes do Ministério da Economia, os R$ 42 bilhões que Paulo Guedes planejava liberar das contas ativas e inativas do FGTS comprometeriam o programa habitacional. Assim, é possível que o valor seja reduzido para R$ 30 bilhões.

Print Friendly