Salvador deve ter aumento de 8% na movimentação turística do feriado 7 de setembro

2748 views

Turistas-salvador

Salvador está entre os destinos mais procurados para o feriado do dia 7 de setembro, conforme apontou um levantamento feito pelo Voopter, aplicativo especializado na comparação de preços de passagens aéreas. Para o período, a gestão municipal estima crescimento de 8% na movimentação turística, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Na análise do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco, a cidade continua com movimentação crescente de turistas e que a estimativa para o feriado é de crescimento de 8%, comparando com o 7 de setembro de 2018.

“É uma data em que as pessoas aproveitam para viajar, a procura também cresce muito internamente, do interior do estado. É setembro, estamos entrando na primavera, esse pré-verão. Nossa expectativa é que tenhamos um fluxo que impacte toda a cadeia produtiva do turismo, sobretudo no meio de hospedagem, que deve atingir ocupação acima de 70%”, informou.

Com o feriado caindo em um sábado, a perspectiva do secretário é que, ao longo do final de semana, o gasto médio do turista seja em torno de R$ 900, incluindo hospedagem, alimentação e acessos aos atrativos oferecidos pelo município.

“Até porque é um momento de comemoração, da gente recepcionar o baiano que vai vir para a capital. Temos esse fluxo muito intenso vindo do interior da Bahia. A gente comemora esse bom momento que Salvador vive”, disse Tinoco.

Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Silvio Pessoa parabenizou a administração da cidade e demonstrou contentamento com a pesquisa da Voopter.

“Desde que Salvador entrou nas mídias da televisão, dos jornais, voltou a ficar no imaginário das pessoas. A cidade está bonita, arrumada, e tem tudo em um só local, cultura, gastronomia, arte. Agora com esse tempo também melhor, as pessoas querem viajar, conhecer novos destinos, ou mesmo voltar”, comentou.

Devido a crise da Avianca, que resultou em aumentos exorbitantes no valor das passagens aéreas, o turismo local foi prejudicado.

“Estamos com índices [de ocupação] parecidos com o do ano passado, visto que na quebra da Avianca passagens ficaram caras. Agora que estão voltando à normalidade. Temos também a economia em espera, esperando a aprovação da reforma da Previdência, depois a Tributária. As coisas tendem a melhorar no final do ano, e ano que vem a expectativa é fantástica para a economia e para o próprio turismo”, revelou.

Pesquisa – O estudo feito pela Voopter considerou o período de 1 de abril a 21 de agosto deste ano, com saídas entre os dias 5 e 6 de setembro e volta dos dias 8 ou 9 do mesmo mês. Na análise do aplicativo, além de salvador, figuram entre os destinos mais procurados São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza e Belo Horizonte.

“A procura por esses locais indica que as capitais continuam sendo um escape, mesmo em feriados curtos e que caem no final de semana. Além disso, a oferta cultural desses locais sempre gera uma busca maior em relação a outras regiões”, afirmou o CEO e cofundador do Voopter, Pettersom Paiva.

Print Friendly