Sorvete: a sobremesa gelada que é a cara da temporada quente

13701 views

sorveteCom temperaturas em elevação, só não toma sorvete quem não gosta de sorvete. Mas há tantos tipos dessa sobremesa que é impossível não haver algum que agrade. Mesmo para quem está de dieta ou é intolerante à lactose há opções. Acompanhe o guia e encontre o seu.

De massa

Sabe o sorvete de pote do mercado? Pois então: são os sorvetes industrializados, ou “de massa”. Tem textura suave e extremamente porque é incorporado ar durante a produção. Contêm aditivos e conservantes, que ajudam a manter o sorvete cremoso, alem de gordura hidrogenada. São mais baratos porque são produzidos em larga escala.

Artesanal

A produção tem conceito caseiro. É fabricado a partir de ingredientes naturais e frescos, não leva corantes nem aromatizantes artificiais, o que faz dele mais saudável que o industrializado. A textura é mais densa e mais cremosa. Costuma ser vendido por bola ou por quilo, geralmente, pelo próprio fabricante.

Italiano

Também conhecido como gelat”, é o sorvete de massa italiano artesanal. Sua produção é similar a do sorvete caseiro, com uso de ingredientes frescos e gordura do leite. É uma tradicional opção de sobremesa saudável.

Sorbet

Seu processo de produção é o mesmo do gelato, mas é feito à base de água e não de leite. Além disso, não há nenhuma gordura na receita, apenas frutas. É super refrescante e uma boa opção para quem é alérgico à lactose ou procura sobremesas de baixa caloria.

Sherbets

Esse sorvete é feito com gordura derivada do leite (máximo de 4 a 5%), tendo uma textura mais cremosa que a do sorbet. Também é de frutas, mas a textura é mais parecida com a de um purê.

Premium

Usa ingredientes nobres selecionados – muitas vezes, importados – e tem 16% de teor de gordura. É mais gostoso (e mais caro) que os demais sorvetes.

No palito

É o sorvete de massa no formato de picolé. Podem ser simples ou levar cobertura, crocantes, farofa, calda e guloseimas.

Picolé ou paleta

Assim como gelato é sorvete na Itália, paleta é picolé no México. O que difere o nosso picolé da paleta é o tamanho e o peso. O picolé é um pouco menor e mais leve. As paletas são maiores e um pouco mais pesadas. Ambas tem uma infinidade de sabores, incluindo os picolés recheados. Muitas das vezes são produzidos com polpas de frutas. São sorvetes que se assemelham ao sorbet, quando feitos com frutas de verdade e à base de água.

Frozen yogurt

O iogurte é a base desse tipo de sorvete, que é um pouco mais saudável, por ter menor teor de gordura. A receita ainda leva leite, emulsificantes, estabilizantes e outros ingredientes. A “graça” do frozen yogurt é combinar o azedinho do creme com frutas e outras coberturas doces. Muito refrescante!

Expresso

Sabe aqueles sorvetes de máquinas das redes de fast food? Então, são os expressos. A receita leva pó de sorvete, leite e açúcar, que podem ser servidos na casquinha, no copo, como sundae ou milk shake.

De açaí

Uma das sobremesas mais populares da atualidade. Tem preparo parecido com o do sorvete expresso: feito com uma mistura em pó pronta sabor açaí ou a polpa pronta adoçada com guaraná e água batidos na máquina de sorvete. Tem alto teor energético e é super refrescante!

Print Friendly