Manchas de óleo chegam a Porto Seguro e atingem praias de Arraial d’Ajuda e Trancoso

4080 views

oleo_porto_seguro

As manchas de óleo que atingem o litoral da Bahia chegaram ao município de Porto Seguro, nesta quinta-feira (31). As praias atingidas ficam nos distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso – dois dos destinos turísticos mais procurados do estado.

O distrito que tem mais praias atingidas é Arraial d’Ajuda: três locais – praia do Mucugê, de Pitinga e de Taípe. Em Trancoso, a aparição foi de pequenas porções de fragmentos do óleo.

Até esta quinta-feira (31), Porto Seguro é o município mais ao sul da Bahia afetado pelo óleo que atinge o litoral do Nordeste do país. A proximidade com a área de Abrolhos preocupa moradores e ambientalistas pelos impactos que o óleo pode provocar caso chegue ao banco.

O Banco de Abrolhos tem área total de 48.899 km². Segundo o biólogo Eduardo Camargo, do Instituto Baleia Jubarte, o banco vai da Ponta do Corumbau, no município de Prado, distante cerca de 45 km de Porto Seguro, até o norte do Espírito Santo.

Dentro da área do Banco de Abrolhos está o chamado Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, a cerca de 100 km depois da Ponta do Corumbau. O parque é a única área totalmente protegida dentro do banco, por conta da sua biodiversidade, e ocupa somente 1,8% do território (882 km²). De Belmonte até o parque, são cerca de 200 km² (em linha reta).

O Banco de Abrolhos também é berço da baleia jubarte, que faz dessa região seu refúgio de reprodução e amamentação, entre os meses de julho e novembro.
Com as informações: Redação TH

Print Friendly