Não dê estes alimentos aos seus filhos no café da manhã

291 views

alimentos

Um café da manhã infantil saudável deve incluir fibras, proteínas e gorduras “saudáveis”, para garantir energia à criança. Por outro lado, alimentos não saudáveis deixam os pequenos desanimados e cansados. E, claro, os acostumam desde cedo a comer porcaria. Num mundo vive uma epidemia de obesidade infantil, esses maus exemplos podem levar ao ganho de peso e até ao desenvolvimento de algumas doenças crônicas.

Alimentos secos

As crianças adoram cereais açucarados e bolinhas de chocolate. E muitos adultos não veem problemas em servir aos filhos um alimento seco acompanhado por leite ou iogurte, pois é algo gostoso e rápido de fazer. Mas não é saudável, pois este café da manhã contém açúcar demais (363 kcal por 100 g). O nutriente mais valioso, a fibra, só responde por 3 de cada 100 gramas. Pouco tempo depois, seu filho estará com fome de novo.

Sucos cítricos frescos

Os ácidos de frutas irritam a membrana mucosa do estômago, provocando a produção excessiva de ácido clorídrico. O consumo diário de alimentos e bebidas cítricas não deve ser exagerado, pois eles possuem substâncias químicas “sensíveis à luz”, como prosaleno e furanocumarina, que deixam a pele mais sensível perante os raios de sol.

Frutas e verduras frescas

Não dê frutas e verduras frescos ao seu filho no café da manhã. Os ácidos presentes nesses alimentos não fazem bem quando ingeridos em jejum. Por exemplo, tomates possuem uma grande quantidade de pectina e ácido tânico, o que pode levar ao desenvolvimento de úlceras gástricas.

Substitua por: um caldo de legumes. Pode parecer estranho, mas é algo facilmente digerido, que não provoca gases no decorrer do dia.

Bebidas lácteas

As bebidas lácteas não são nocivas para as crianças, mas são inúteis quando ingeridas em jejum. As bactérias lácteas que fazem desses alimentos opções nutritivas, entram num ambiente muito ácido e agressivo, morrendo no estômago antes de chegar ao intestino. É melhor que seu filho tome iogurte meia hora depois de tomar café.

Substitua por: suco de amoras, arandos ou mirtilos, que contêm a dose diária recomendada de vitaminas C, A, E e K; e cerca de 1/3 da dose diária de vitaminas do grupo B. Além disso, é uma fonte valiosa de potássio, fósforo e cálcio.

Salgados e sanduíches

Os carboidratos simples presentes em massas de pães e salgados elevam o nível de açúcar do sangue, sobrecarregando o pâncreas e levando uma produção excessiva de insulina. E insulina demais leva ao acúmulo de gordura, até mesmo em crianças. Além disso, os pratos que levam fermento no preparo (como pães quentes), provocam uma sensação de muitos gases no intestino.

Substitua por: frutos secos, mel e grãos.

Print Friendly